22 de junho de 2012

Tríduo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Sua festa em 27 de Junho)







Tríduo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Sua festa em 27 de Junho)Invocações:

" Mãe de amor, vem em meu socorro"
Mãe do Perpétuo Socorro, cujo nome inspira confiança: no momento difícil da prova, para ser forte.
Mãe do Perpétuo Socorro, cujo nome inspira confiança: quando tem já tido a desgraça de cair, para que volte a levantar-me.
Mãe do Perpétuo Socorro, cujo nome inspira confiança: frente a mentira e a injustiça, frente ao medo para manter-me livre.
Mãe do Perpétuo Socorro, cujo nome inspira confiança: se obscurece minha fé, decai minha esperança e esfria o amor.
Mãe do Perpétuo Socorro, cujo nome inspira confiança: ao participar nos sacramentos e no serviço a Deus e aos irmãos.
Mãe do Perpétuo Socorro, cujo nome inspira confiança: em todos os acontecimentos e ocupações da vida.
Mãe do Perpétuo Socorro, cujo nome inspira confiança: Para estar atento a palavra de Deus e responder a seus dons.
Mãe do Perpétuo Socorro, cujo nome inspira confiança: Para conseguir com meu exemplo que os de mais te invoquem e te amem.
Mãe do Perpétuo Socorro, cujo nome inspira confiança: Mãe minha, para ser fiel a Cristo, até chegar a glória do Pai.
Primeiro Dia

Oh! Mãe do perpétuo Socorro!
Aqui tendes a vossos pés um miserável pecador que a Vos recorre e em Vos confia.
Mãe de misericórdia, tenhais piedade de mim.
Ouço que todos Vos chamam Refúgio e esperança dos pecadores;
Sede e, pois, o Refúgio e a esperança minha.
Socorrei-me por amor de Jesus Cristo, dai a mão a um miserável caído que a Vos se encomenda e se consagra por vosso servo perpétuo.
Bendigo e dou graças a Deus que por sua misericórdia me tem concedido esta confiança em Vós, que eu olho como uma prenda de minha salvação.
Ah, infeliz de mim!
No tempo passado caído na culpa por não ter recorrido a Vós;
E tenho por certo que se a Vós me encomendo me ajudareis e me sairei vitorioso;
Mas este é meu temor; que nas ocasiões de pecar deixe de chamar-vos em minha ajuda e assim me perca.
Concedei-me, pois, esta graça que ardentemente vos peço;
Alcançai-me que nos assaltos do inferno recorra a Vos dizendo;
Maria, ajudai-me;
Virgem do Perpétuo Socorro, não permitais que perca a meu Deus.
Rezar cinco Ave-Maria.
Fazer o pedido do favor que se deseja obter com este triduo.
Segundo Dia

Oh!, Mãe do Perpétuo Socorro!
Concedei-me a graça de que possa sempre invocar vosso poderosíssimo nome, já que ele é o socorro do que vive e a salvação do que morre.
Ah, Maria dulcíssima, Maria puríssima! fazei que vosso nome seja de hoje em adiante o alimento de minha vida.
Cada vez que Vos chame, Senhora minha, apressai-vos a socorrer-me, pois em todas minhas necessidades proponho não deixar de invocar-vos, dizendo e repetindo:
Maria, ajudai-me;
Maria!... Oh! que alimento, que doçura, que confiança, que ternura sente minha alma em somente repetir vosso nome e pensar em Vos!
Dou graças a Deus, que nos tem dado para o nosso bem esse nome tão doce, tão amável e tão poderoso!
Mas não me contento em pronunciar vosso bendito nome;
Quero pronuncia-lo por amor, quero que o amor me recorde que sempre devo chamar-vos:
Mãe do Perpétuo Socorro.
Rezar cinco Ave-Maria.
Fazer o pedido do favor que se deseja obter com este triduo.
Terceiro Dia

Oh! Mãe do Perpétuo Socorro!
Vós sois a dispensadora de todas as graças que Deus nos concede a nós pecadores;
E se Vos tem feito tão poderosa, tão rica e tão benigna, é para que nos socorrais em nossas misérias.
Vos sois a Advogada dos réus mais abomináveis e desamparados que a Vos recorrem;
Socorrei-me também a mim, que a Vos me encomendo, em vossas mãos ponho minha eterna salvação e a Vos entrego minha alma;
Contai-me no número de vossos mais especiais servos;
Acolhei-me abaixo vossa proteção, e isso me basta.
Sim, porque se Vos me protegeis já nada temerei;
Não temerei meus pecados, porque Vós me alcançareis perdão deles;
Não temerei aos demônios, porque Vós sois mais poderosa que todo o inferno;
Não temerei ao meu próprio Juiz, Jesus Cristo, porque com uma súplica vossa se aplaca o justa juízo divino.
Somente temo que por meu descuido deixe de encomendar-me a Vós, e assim me perca.
Obtende-me, Senhora minha, o perdão de meus pecados, o amor a Jesus Cristo, a perseverança final e a graça de acudir sempre a Vos,
Oh! Mãe do Perpétuo Socorro!
Rezar cinco Ave-Maria.
Fazer o pedido do favor que se deseja obter com este triduo.
Oração Final

V. Vos tens feito, Senhora, nosso Refúgio.
R. Socorrei-nos oportunamente na tribulação.
Oração.

Deus Onipotente, que em tua misericórdia nos deste a imagem de tua bem-aventurada Mãe, para que com o título especial de Perpétuo Socorro a venerassemos:
Concedei-nos, Senhor, que em todas as vicissitudes de nossa peregrinação nesta vida sejamos, com a continua proteção da Imaculada e sempre Virgem Maria, assistidos e amparados e mereçamos conseguir os prêmios eternos de tua Redenção.
Que vives e reinas pelos séculos dos séculos. Amém.

Explicação do quadro

Atemorizado pela visão de dois Anjos que lhe mostram os instrumentos da Paixão, o Menino Jesus tem corrido até sua Mãe, perdendo quase uma de suas pequenas sandálias em sua precipitada fuga.
Maria o sustenta em seus braços de maneira protetora e amorosa. Mas presta atenção a seus olhos.
Seu olhar esta fixo não em Jesus mas sim em nós. Não é este detalhe um toque de genialidade?
Que melhor maneira de expressar o interesse de nossa Senhora em nossas vidas e crescimento espiritual?
As pequenas mãos de Jesus também estão sujeitas as de Maria como uma forma de recordar a nós que, assim como na terra ele se pôs inteiramente em suas mãos buscando proteção, assim agora no céu ele nos confia a cada um de nós em seus ternos e amorosos cuidados.
Esta é a mensagem principal do quadro, um icone bizantino, que não obstante, esta repleto de outros símbolos.
Eis aqui alguns deles:
1. Iniciais em grego para "Mãe de Deus"
2. Corona. Foi anexada ao quadro original por ordem da Santa Sede em 1867. É um tributo aos muitos milagres feitos por nossa Senhora sob a advocação do "Perpétuo Socorro".
3. Estrela no véu da Virgem. Ela é a Estrela do Mar, que trouxe a luz da luz ao mundo em trevas, a estrela que nos conduz ao porto seguro do Céu.
4. Inicial grega para "São Miguel, o Arcanjo". Sustenta a lança e a esponja da Paixão de Cristo.
5. Inicial grega para "São Gabriel, o Arcanjo". Sustenta a cruz e os cravos.
6. A boca de Maria. É pequena para significar um recolhimento silêncioso. Ela fala pouco.
7. Os olhos de Maria. São grandes para todos nossos problemas. Estão voltados sempre até nós.
8. Túnica vermelha. As cores que levavam a virgens nos tempos de Cristo.
9. Iniciais griegas para "Jesus Cristo".
10. As mãos de Cristo. Com as palmas para baixo e dentro das de sua Mãe, indicam que as graças da Redenção estão sob sua custódia.
11. Fundo amarelo. É o simbolo do céu, onde Jesus e Maria estão agora entronizados. O amarelo também brilha através de suas roupas, mostrando assim a felicidade celestial que pode trazer aos cansados corações humanos.
12. Manto azul escuro. É a cor que usavam a mães na Palestina. Maria é as duas coisas: Virgem e Mãe.
13. Mão esquerda de Maria. Sustenta de maneira forte a Cristo. Ela é sua Mãe. É uma mão consoladora para todo o que acuda a ela.
14. Sandália caida. Tem quase perdido Jesus sua sandália correndo até Maria em busca de consolo ante o pensamento de sua Paixão.

****
Padroeira da Congregação do Santíssimo Redentor (redentoristas)

Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando no bom preço que poderia obter por ele, roubou-o e levou-o para Roma. Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava a preciosa carga foi atingido por terrível tempestade, que ameaçava submergi-lo. Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria. Logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse, sendo salva num porto italiano. Algum tempo depois o ladrão faleceu e a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem de Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocada numa igreja.
O milagroso quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos, até que o templo foi criminosamente destruído. Os religiosos se dispersaram e a santa caiu no esquecimento. Finalmente em 1866 a milagrosa efígie foi conduzida triunfalmente ao seu atual santuário por ordem do Santo Padre, que recomendou aos filhos de Santo Afonso de Ligório: - "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...